Seguidores

Lóris

Lóris molucano ou Trichoglossus haematodus moluccanus




Lóris arco-irís ou (Trichoglossus haematodus haematodus)
          O lóris é a perfeita tradução para ave exótica, embora parente de araras, maritacas e jandaias, o pássaro é natural de ilhas da Oceania e do Sudeste Asiático. Além disso, levando-se em conta outro sentido do termo exótico, poucas espécies são tão extravagantes quanto o lóris, que exibe uma profusão de cores quase psicadélica.
          A ave, contudo, não é só aparência. Ótimo como animal de companhia, muito brincalhão e ativo, o lóris herdou o temperamento de seus ancestrais, que se movimentavam intensamente em busca de alimentos na natureza. Energia não é o que lhe falta: o pássaro pula, rola, vai de um lado a outro do viveiro, anda pelas grades, faz acrobacias, não para um instante. E ainda adora assobiar.O lóris, que já é manso, pode ficar ainda mais dócil se alimentado na mão desde filhote, dos 20 dias aos dois meses de idade.Assim como o papagaio, pode repetir algumas palavras, porém, com pronúncia menos clara e som mais agudo. A habilidade só é desenvolvida se for criado isolado de outros pássaros e muito bem treinado. Por tudo isso, o lóris é destaque nos concorridos mercados de animais de estimação.
Diferença Sexual
Não possui. Detectável apenas com o exame de DNA
Peso
157g aproximadamente
Longevidade
Em média 40 anos
Tamanho
Aproximadamente 25 cm
Reprodução
        A partir dos dois anos de idade as fêmeas já podem procriar. Os machos levam três anos para iniciar o período de reprodução, que pode durar até 40 anos. A cada ninhada, a maioria dos casais de lóris coloca dois ovos, que convém ser logo levados para incubação artificial em chocadeiras, liberando as aves para a possibilidade de uma nova postura. A incubação é completada entre 23 e 26 dias e com cerca de 10 dias é colocada a anilha de identificação.
Alimentação
         O lóris é dotado de língua comprida e com ponta rugosa para, na natureza, se alimentar de pólen e néctar de flores. Em criação doméstica, entretanto, a ave deve comer papa de frutas. Há disponíveis em lojas especializadas diversas marcas de papinhas em pó, que só precisam ser misturadas com água. Troque a alimentação duas vezes por dia para não azedá-la, sobretudo  mais nos dias quentes.
Instalações
         Um casal vive bem em uma gaiola com dimensões de, no mínimo, 1,50 x 0,70 x 0,70 metro. Dentro, coloque 2 poleiros e um ninho de madeira de 45 x 25 x 25 centímetros. Faça furos na base do ninho para escoar as fezes líquidas dos filhotes e evitar que eles sofram hipotermia com o acumulo do material.
         A gaiola deve ser instalada em local onde receba sol de manhã. Como o lóris é originário de regiões quentes, a espécie não tolera temperaturas abaixo de 5 graus célcius. Evite ambientes com excesso de humidade ou muito secos (abaixo de 30% de humidade), o que leva a diminuir a eclosão de ovos.
Subespécie
         Trichoglossus haematodus haematodus (foto 3 e 4), Trichoglossus haematodus moluccanus (foto 1 e 2), Trichoglossus h. rosenbergii, Trichoglossus h. micropteryx, Trichoglossus h. caruleiceps , Trichoglossus h. nigrogularis, Trichoglossus h. massena, Trichoglossus h. flavicans, Trichoglossus h. nesophilus, Trichoglossus h. deplanchii, Trichoglossus h. septentrionalis, Trichoglossus h. rubritorquis, Trichoglossus h. flavotectus, Trichoglossus h.capistratus, Trichoglossus h. weberi, Trichoglossus h. fortis, Trichoglossus h. mitchellii, Trichoglossus h. forsteni, Trichoglossus h. djampeanus e Trichoglossus  






18 comentários:

  1. Olá tenho um Loris ele fica espirrando o que deve se fazer? Obrigado Ronaldo

    ResponderEliminar
  2. Ora boas, para ser sincero não sei qual o melhor tratamento para a sua ave porque embora ainda não me tenha acontecido essa situação, eu não tenho muita experiência com estas aves visto que as adquiri recentemente.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Procuro uma loris para comprar. Você tem disponível?

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Nuno
    Tens loris disponíveis?
    Cump
    Rui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, de momento tenho um casal disponível, anilhado de 2015 e não irmãos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boas tardes eu tenho uma loris que já a 2 dias que não come e tem falta de equilíbrio e tem ficado de patas para o ar que devo fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Ricardo,
      o melhor será procurar um veterinário expecialista em aves pk pelo que conta a ave já se encontra demasiado fraca.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boas estou a procura de loris bailarinos pode me indicar criadores obrigado

    ResponderEliminar
  7. Procuro companheiro para a minha Loris Arco-íris com dez anos, morreu o macho. Será que tem? Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde, quando fala nas medidas de 1,50mt é de altura ou largura?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde tem algum loris Bornéu fêmea para venda de 2018 ou 2019 para venda preco

    ResponderEliminar
  10. Tem algum casal loris malucano para venda obrigado

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, tem algum loris disponivél?
    Com os maiores cumprimentos,
    Rita

    ResponderEliminar
  13. Boas
    Tenho 2 casais de molucanos, e um deles pôs ontem 1 ovo. Amanhã deve pôr mais um. Tenho uma chocadeira e pelo que li, aconselha a chocar artificialmente. Nesse caso, qual a temperatura e humidade que aconselha?
    Que papa utiliza para alimentar as crias?

    ResponderEliminar