Alguns Casais reprodutores
Casal de caturras (macho cinza x fêmea pérola), este casal merece lugar de destaque porque já perdi a conta á quantidade de crias que já me deu.
Caturra macho cinza face branca no choco
Macho Face Branca x Fêmea Albina
Macho Pérola x Fêmea Lutina
Macho Face Branca x Fêmea Albina
Casal de Lutinos
Macho Malhado x Fêmea Pérola
Macho Lutino x Fêmea Pérola
Informação sobre Caturras
As caturras são aves de origem Austrliana e a cor predominante era o cinza, mas com o decorrer do tempo foram surgindo várias mutações com a ajuda do homem. Têm cerca de 30 cm, pesam em média 100 gramas e a sua longevidade pode ir até aos 20 anos.
A Caturra é uma ave que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interactivo principalmente quando são domesticadas desde pequenas.
Instalações
Devem de estar situadas se possivel em locais bem arejados mas sem correntes de ar e de preferência que possam apanhar o sol matinal. O tamanho ideal da gaiola por casal é o maior que lhes possamos dar mas como nem sempre é possivel o minimo que é aconcelhável é de 50x50 100 (larg x alt x comp)
Alimentação
A saúde da ave dependo muito da bom alimentação que lhe fornecemos. Existe hoje em dia casas de especialidade onde encontramos variados tipos de alimentação para estas aves só temos que escolher as melhores. Devemos para além da mistura de sementes adicionar papa de ovo, suplementos vitamìnicos, frutas e legumes sempre frescos e lavados.
Acasalamento
São aves que se reproduzem facilmente em cativeiro durante todo o ano, fazem posturas de 4 a 5 ovos havendo casos excepcioais em que colocam 6 ovos e o seu periodo de incubação vái de 22 a 25 dias.
Ninho de Caturras
Dimensões médias de 20x20x30 (com x larg x alt)
Com um buraco de 6 cm de diâmetro, um poleiro exterior, uma tampa lateral ou superior para podermos ver o seu interior e uma escada em rede interior para que as aves tenham uma descida mais cuidadosa em que evitam a quebra de ovos e algum ferimento nas crias recém nascidas.
boas,tenho um casal de caturas,ja meteram ovos uns no chao da gaiola ouros no xao mas nc tiraram nada,e tbm nc ouvi o maxo cantar nei nada sera duas femeas?
ResponderEliminarpode me ajudar?
obrigado
Ora boas,
Eliminarcom as poucas palavras que escreveu é dificil de o ajudar.
Diga-me qual a mutação que tem e idades?
Cumprimentos
boasa tenho um casal de caturras amarelas mas um delas é crida a mao e pinica a outra quando ela vai para a veira dela o que devo fazer para elas se darem bem ou para elas criar soa as duas de 2015 de maio ou agosto
EliminarOlá mais uma vez,sabe me dizer como distinguir o sexo de caturra face branca?
ResponderEliminarCumps.
Ora boas,
Eliminarveja por baixo da asa, se for raiada com riscas brancas é fêmea e se for toda uniforme da mesma cor então é macho.
Cumprimentos
boas tenho uma caturra maicho que é amarela e outra amarela mas é queriada a mao e junteias mas a craida a mao penica á outra o que devo fazer so penica se a outra for para a beira deala o que devo fazer
EliminarOlá, acabou de nascer a minha caturra na incubadora. Quando é que podemos começar a dar de comer? Se pudesse responder o mais depressa possível, agradecia.
ResponderEliminarobrigado
Ora boas,
Eliminara partir do momento que a ave nasce pode começar a dar-lhe de comor de 3 em 3 horas, mas pouco.
Cumprimentos
Boa noite Nuno,
ResponderEliminaradquiri"supostamente" um casal de caturras..não tenho bem a certeza se são mesmo(...posso ate mandar foto...),se me o podesse confirmar.
Tenho vindo a ficar um pouco preocupada, porque acho que já deveriam ter iniciado uma fase de acasalamento. Coloquei o ninho,no primeiro dia foi o macho que espreitou, mas apenas isso.
Notei também que entre "guerrinhas" a fêmea foi ficando praticamente sem rabo..costuma acontecer..?? espero uma resposta, muito obrigada.
Ora boas,
Eliminarpor foto não é fácil de distinguir o sexo da ave. As guerrinhas não são muito frequentes nas caturras mas existem casos em que o existe.
Não se pode exigir logo no primeiro dia que as aves comecem a frequentar o ninho, porque passa a ser um elemento estranho na sua gaiola e só depois de se ambientarem com ele é que o começam a frequentar.
Cumprimentos
Como se distinguem os machos da femeas nas caturras ?
ResponderEliminarBoa tarde, sou Paulo Coelho tenho dois casais de caturras hoje um dos casais, morreu a fêmea mas tem ovos, a minha duvida e se o macho vai chocar olá os ou tenho de comprar uma fêmea.
ResponderEliminarmeu nome e brendo moro no brasil(rio de janeiro) comecei a criar aves exoticas por volta de 3 anos queria saber se voce conhece algum criador aqui porque so conheço um voce pode me ajudar
ResponderEliminarde q cidade vc é tem para venda qnto sai cada filhote?
ResponderEliminarOra boas,
Eliminarsou de Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande.
Cumprimentos
Boa tarde, tem alguma caturra macho domesticada para venda?
EliminarBoa noite hoje entrei na internet e achei esse site e gostaria de fazer uma pergunta eu gostaria de comprar uma caturrita das verdes poderia me ajudar não sei se pode e aonde pode ser encontrada.
ResponderEliminarOra boas,
Eliminarcaso pretenda uma minha, consigo arranjar-lhe .Mas se pretender uma perto da sua localidade, como deve de compreender terá que procurar por aí.
Cumprimentos
Para completar a resposta anterior, consigo arranjar caturras mas verdes não existem.
EliminarCumprimentos
o que devo colocar para os canarios belga fazerem o ninho
ResponderEliminarOra boas,
Eliminareu não sou criador desse tipo de aves mas julgo que seja o mesmo que as outras. Existe em qualquer loja de especialidade em aves produtos para o efeito.
Cumprimentos
Boa tarde senhor Nuno! Parabéns pelo seu blog.
ResponderEliminarLi várias perguntas e comentários seus a fim de me informar mais sobre as caturras.
O meu genro e filha foram de férias e deixaram-me com o casal de caturras. Acontece que vi o macho galar a fêmea (se é assim que se diz) e agora ela pôs 4 ovos no fundo da gaiola uma vez que não tinha o ninho e até porque o meu genro disse-me que eles não entram no ninho, embora ele tivesse tentado de outras vezes. O ninho é daqueles que se colocam à porta.
Então resolvi colocar serradura para aconchegar um pouco mais mas reparo que eles afastam do sitio onde estão os ovos.
Como é a primeira vez que me encontro nesta situação, claro que tenho muitas dúvidas e gostaria caso pudesse a sua ajuda e auxilio no sentido de me ilucidar e aos outros que se encontram nas mesmas condições.
O meu genro disse para não limpar a gaiola neste período de incubação e nem mexer nos ovos. O que gostaria de saber de momento é o seguinte:
1º Não devo limpar a gaiola até os filhotes nascerem e crescerem?
2º Assim que nascem devo retirar o macho (pai)? ou deixar que ele auxilie a fêmes (mãe) na alimentação?
3º Devo ou não auxiliar na alimentação ou eles fazem-nos sozinhos?
4º Como tenho receio que os pais os matem como devo proceder?
Desculpe pelo texto extensivo e pelas dúvidas todas.
Agradeço antecipadamente todos os esclarecimentos que me possam ser pertinentes.
Meus cumprimentos
Lis
Ora boas Lis,
Eliminarevite de mexer muito na gaiola,se nascer alguma coisa não precisa de tirar o macho, não precisa de auxiliar na alimentação e caso nasça alguma coisa se forem rejeitados terá que alimentá-los á mão com papas especiais para o efeito.
Cumprimentos
Olá sr. Nuno!Muito obrigado pelos esclarecimentos.
ResponderEliminarIsto está a tornar-se interessante. Tenho observado o comportamento deles e reparei que todas a vezes que ele bica nela e faz tamanha algazarra na gaiola atrás dela é o momento que antecede o pôr do ovo...continuam a revezar-se na incubação dos mesmos mas hoje ela pôs um ovo muito mais pequeno que os outros...desse duvido que sai alguma coisa de tão pequenino que é...uma miniatura!
Se for bisavô,ahahahahaha aviso.
Meus cumprimentos e muito obrigado
lis
Caro Nuno Francisco,
ResponderEliminarAntes de mais, obrigado pelo site, pela partilha de conhecimentos e pelos conselhos que vai dando aos maçaricos que, como eu, se viram de repente como 'criadores'...
Tenho um casal de caturras (a coisa correu bem, porque o suposto ele era uma ela, mas a suposta ela afinal era um ele...) que fez a sua 1ª postura há perto de 1 mês.
Coloquei na gaiola um ninho vulgar, próprio para caturras. Dos 4 ovos postos, nasceram 4 filhotes, mas a diferença de dias entre cada nascimento acabou por redundar na morte de 3 crias, muito pequenas comparando com a mais velha (e que provavelmente não permitiu que os pais alimentassem as outras convenientemente).
Esta cria está bem e recomenda-se e penso que estará quase na altura de sair do ninho. Começo a ver os pais com frequência à porta do ninho como que incentivando-o a vir cá para fora. A este respeito coloco-lhe as seguintes questões:
1. Apesar da rapidez com que a cria cresceu e do bom tamanho que aparenta ter, parece-me difícil crer que ela vá conseguir sair dali de dentro pelo próprio pé tão cedo. É mesmo assim? Eles conseguem sair lá de dentro sozinhos? Ou precisam de uma ajudinha?...
2. A gaiola que tenho é relativamente alta (cerca de 1,3 m de altura, estando o ninho sensivelmente a meio). O bicharoco quando (finalmente) conseguir sair do ninho não fará voo picado? Será aconselhável mudar agora o ninho e, por exemplo, pousá-lo no chão da gaiola?
3. Quanto à alimentação do 'Junior' quando sair cá para fora, o que se deve dar? a mesma para (amarela) que temos vindo a dar aos pais como complemento à habitual dieta de sementes? Ou há comida específica para os filhotes mais adequada?
Peço antecipadamente desculpa pelo 'testamento', mas as dúvidas têm sido mais que muitas e ficaria cheio de pena se acontecesse alguma coisa com o pequenito.
Muito obgrigado e um bem haja.
Olá Pedro,
Eliminarnão mexa no pequenote nem no ninho pk é o melhor e não se preocupe pk os pais certamente irão tratar bem do pequenote.
Cumprimentos
Boa tarde. Caro Nuno, esclareça-me do seguinte, é normal as Caturras largarem um tipo de pelugem, e um pó cinza? Pergunto porque tenho verificado essa situação pelo uma Caturra macho, com cerca de 14 meses, que possuo. Ao principio pensava que teria haver com a mudança da pena, mas vejo que todas as vezes que ele se sacode larga uma pequena nuvem de pó, ou mesmo quando se encosta a mim deixa esse tipo de pó na minha roupa. E no sito onde ele encontra (numa varanda fechada) ao redor está cheio de peninhas pequenas, a tal pelugem.
ResponderEliminarSerá normal? ou sintoma de alguma doença, ou mesmo carência vitaminica? Agradeço a sua ajuda.
Cordiais cumprimentos.
Henrique Manso
Olá Henrique,
Eliminarpenso k foi a si que já respondi a esta questão no quadro em cima á direita.
Cumprimentos
Olá Nuno,
EliminarSim de facto respondeu, mas a resposta está incompleta. Agradeço a sua atenção e desculpe a minha insistência.
Cordiais.
Olá Henrique,
Eliminarse você se deslocar a uma loja de produtos para aves existem dezenas de produtos indicados para o efeito, que dependem de zona para zona. Escolha o que existe na loja mais perto de si.
cumprimentos
Olá. quero saber informação anilhas de caturra quantos tamanho? Obrigado
ResponderEliminarOlá Daniel,
Eliminaro tamanho das anilhas para caturras é de 5 mm.
Cumprimentos
boa tarde
ResponderEliminartenho 3 casais de caturras.
quantos ninhos tenho que por no viveiro 3 ou mais?
cumps
Ora boas,
Eliminarpode colocar um ou dois a mais para poderem escolher á vontade.
Cumprimentos
Boa tarde,
ResponderEliminarEstou interessada em adquirir uma caturra bebé. Têm alguma disponível ou previsão de quando vai ter?
Obrigada
Ana Jesus
Olá Ana,
Eliminarde momento tenho algumas bebés.
Cumprimentos
ola! gostaria de comprar uma caturra de 4-6 meses, não quero bebes)
ResponderEliminarqueria um macho. podia ajudar-me pfv?
Ora boas Lana,
Eliminarque tipo de ajuda pretende?
Cumprimentos
ola Nuno! é que inacreditavel mas não consigo encontrar para compra uma caturra de 3-5 meses(
Eliminartodas vendem ainda em bebes.....será que conhece alguem em Lisboa para ajudar-me? Todos que as têm moram fora da cidade(((((
Olá Lana,
Eliminartentei alguns contatos que pensava que eram da sua zona mas nenhum é da zona.
Cumprimentos
já 3 semanas e....NADA encontrei!
Eliminarinacreditavel!
mas obrigada na mesma)
Boas! Tenho 3 caturras, 2 machos e 1 femea. Qd tinha só um casal, a femea fazia as posturas normalmente e nunca estavam galados. Entao resolvi comprar outro macho e continuo sem resoltados positivos. Aparecem ovos partidos e outros sao comidos n sei qual será o problema... sabe-me dizer qual é o problema e a soluçao para ele? obrigado
ResponderEliminarOlá Hugo,
Eliminarquando acontece os ovos não saírem galados, tanto pode ser do macho como da fêmea, uma vez que essa fêmea já esteve com outro macho e acontecia o mesmo, então é porque o problema possivelmente é mesmo dessa fêmea. Na minha opinião tentava troca dessa fêmea.
Cumprimentos
Mt obrigado por ter respondido, vou tentar resolver a situação para ver se consigo obter algumas crias. Tem um excelente blog e é bom partilhar alguma da sua experiência para quem é novo na matéria poder aprender mais para lidar com a situação. cumprimentos
Eliminarboas tardes sr nuno tenho um casa de caturras que tem agora um ovo posso meter alguma coisa agora no ninho ou deixo ficar assim e que quando dei conta já tinha ovo
ResponderEliminarOlá Toze,
Eliminarse for um casal novo é preferível não mexer, se for um bom casal reprodutor perfeitamente ambientado pode colocar no fundo uma camada de fitas de madeira que não terá problemas.
Cumprimentos
Boa noite,
ResponderEliminarGostaria de saber quais são as medida mínimas de comprimento, largura e altura de uma gaiola para uma caturra.
Cumprimentos.
Ora boas,
ResponderEliminarse é para voar minimamente então deverá de ter 100x50x50 cm.
Cumprimentos
Muito obrigado será necessário meter um ninho na gaiola sendo so uma caturra?
EliminarQue outros pássaros poderão estar junto com a caturra sem haver conflito?
Ora boas,
Eliminarse não é para acasalar não é preciso colocar ninho.
Com a caturra, se a gaiola for grande pode colocar periquitos ou agapornis.
Cumprimentos
Muito obrigado, por agora não é para acasalar.
EliminarCumprimentos
Olá Bom dia Sr. Nuno. Pretendia comecar com um casal de caturras para reproduzir que tipo devo comprar e, se numa casa comercial ou num criador. Grato pela sua ajuda. JPereira
ResponderEliminarOlá joão,
ResponderEliminara mutação é indiferente, precisa é de alguma sorte na escolha de um bom casal reprodutor mas aconselhe-se na altura da compra no criador.
Cumprimentos
Olá boa noite senhor Nuno. Parabéns pelo seu blog está 5***** impecável.... Demorei cerca de 4 a 5 horas a dar uma vista de olhos em tudo:) sempre adorei animais de todo o tipo.... Há 1 mês atrás fiquei doido com aves e decidi investir em aves para fazer criação... Neste momento tenho 1 casal de caturras macho lutino e fêmea cinza... Porém o macho canta muito bem. Mas reparei que ele tem um pouco de dificuldade em voar visto que tem espaço no viveiro. E por baixos das asas notasse muito a carne ( pele) dele. E ele está em muda.... Será que me pode ajudar a explicar o que ele deverá ter. Eu acho que já deve ser um pouco velho. Quando comprei disseram que era do ano passado e visto que não tem anilha... Eu amanhã tiro lê uma foto e envio para o ajudar a verificar o que ele tem. Se fosse possível... E venho pedir ajuda também em relação aos agapones tenho um casal de roseicollis e uma fêmea ainda sem macho. Comprei um macho azul deste ano muito bonito... Para acasalar com a fêmea roseicollis. Mas quando o comprei disseram que ele era agapone nigriger acho que se chama assim. Mas ouvi dizer que não se deve cruzar outras espécies de agapones com espécie diferente. Então eu com medo de não estragar o macho colocei o em uma gaiola há parte até arranjar fêmea da mesma espécie ou ter certeza se pode acasalar. As minhas dúvidas são.!
ResponderEliminarExiste esse tipo de agapones? Posso acasalar com outra espécie diferente? Qual?
Tem para venda.? Também estou muito intressado em rumpeds . Roselias . Kakarikis caturras macho lutino. Ring necks etc por aí fora... Gostaria de obter mais informações sobre todas as espécies de bico curvo que tem para venda entre 2012 e 2013 anilhados.... Tudo o que referi intressa me casais. Bonitos de qualidade. Mais uma vez excelente blog muito muito bom. Estou intressado em uma fêmea para juntar ao macho azul. Mas uma fêmea azul ou desse gênero ou cinza... Muito obrigado pela compreensão. Cumprimentos Bruno Rocha.
Ora boas Bruno,
Eliminarquanto á especie dos agapornis está dividida em várias sub-espécies sendo as mais conhecidas os rosicolis, os personatas, os fichers, os nigrigenis, etc. Embora estas aves se reproduzam mesmo não sendo da mesma sub-espécie, não convém fazê-lo porque as crias saem hibridas.
Caso pretenda e como reparo que tem várias duvidas poderei auxilia-lo mais facilmente se poder se deslocar ás minhas instalações.
Cumprimentos
Ola Nuno, excelente blog e melhor ainda a sua paciencia em todas estas respostas. Um dia destes faço-lhe uma visita para fazer umas aquisições, ai se vou.
ResponderEliminarMas primeiro a minha história: achei uma caturra amarela mansinha em cima de um carro, macho. Para companhia uma pessoa amiga emprestou-me outro macho, depois comprei uma gaiola maior com 2mts de altura, pelo Natal ofereceram-me uma femea, no próx. Sabado vou buscar outra femea.
Já juntei o primeiro, que achei, à femea para minha primeira gaiola que pendurei anexada à grande uma vez que foi ele quem se interessou mais em juntar-se à novidade da casa. Depois vou colocar a proxima femea na gaiola grande.
Não tenho tempo para os apaparicar à mão mas tenho intenção de construir uma gaiola grande no quintal onde tenho espaço.
1- Estou a fazer bem assim juntando-os progressivamente?
2- Os casais podem estar juntos no mesmo espaço?
3- Os casais são fieis, de forma a preservar as familias brancas, por exemplo? (aquelas que espero ir ter consigo para as ter, e outras)
4- Vitaminá-los parece que abunda por ai informação, e parasitas.... deverei ter alguns procedimentos?
5- Há problemas de consanguinidade no caso de eles ficarem por lá "a monte"?
6- Deverei anilhar para distinguir as descendencias?
7- Como gosto de árvores e plantas há alguma que possa colocar dentro da gaiola e que eles não destruam?
8- A gaiola que pretendo construir posso envernizar ou pintar as madeiras e isso não será venenoso?
9- Numa loja disseram-se que eles gostam de folhas de palmeira para fazer o n ninho, está correto?
10- Se colocar uma palmeira lá dentro vou ficar sem a planta :D ?
Mais uma vez parabéns pela sua excelente contribuição para a melhoria dos conhecimentos deste(s) aventureiro(s). BOM ANO 2014
Abraço
Ora boas,
Eliminarfaz bem em juntar progressivamente, os casais podem estar no mesmo espaço e convém serem desparasitados pelo menos uma vez por ano.
Terá problemas de consanguinidade só com as crias que deverão de ser retiradas á medida que vão nascendo.
Se colocar alguma árvore na gaiola de certeza que irá ficar sem ela.
Quanto ás anilhas é consigo.
As folhas de palmeira não estão indicadas para as caturras mas sim para os agapornis.
Cumprimentos
Ora boas,
Eliminarfaz bem em juntar progressivamente, os casais podem estar no mesmo espaço e convém serem desparasitados pelo menos uma vez por ano.
Terá problemas de consanguinidade só com as crias que deverão de ser retiradas á medida que vão nascendo.
Se colocar alguma árvore na gaiola de certeza que irá ficar sem ela.
Quanto ás anilhas é consigo.
As folhas de palmeira não estão indicadas para as caturras mas sim para os agapornis.
Cumprimentos
Ora boas,
EliminarPode juntar tudo na mesma gaiola mas depois convém ir retirando as crias para evitar problemas de consanguinidade.
Não coloque árvores dentro da gaiola porque irá ficar sem elas.
As folhas de palmeira são ideais para agapornis e não para as caturras, para estas coloque no ninho turfa ou fitas de madeira.
Ora boas,
Pode juntar tudo na mesma gaiola mas depois convém ir retirando as crias para evitar problemas de consanguinidade.
Não coloque árvores dentro da gaiola porque irá ficar sem elas.
As folhas de palmeira são ideais para agapornis e não para as caturras, para estas coloque no ninho turfa ou fitas de madeira.
Basta desparasitar as aves uma vez por ano
Cumprimentos
Ora boas Samuel,
Eliminarmuitas vezes não me é fácil responder a todas as questões por falta de tempo.
Pode juntar as aves, corre o risco é de eles se cruzarem da forma contrária á que pretende.
Dê-lhes apenas um desparasitante interno uma a duas vezes por ano.
Se você colocar alguma árvore dentro da gaiola pode ter a certeza que fica sem ela.
Cumprimentos
Ola Nuno, excelente blog e melhor ainda a sua paciencia em todas estas respostas. Um dia destes faço-lhe uma visita para fazer umas aquisições, ai se faço.
ResponderEliminarMas primeiro a minha história: achei uma caturra amarela mansinha, macho, em cima de um carro. Para companhia uma pessoa amiga emprestou-me outro macho, depois comprei uma gaiola maior com 2mts de altura, pelo Natal ofereceram-me uma femea, no próx. Sabado vou buscar outra femea.
Já juntei o primeiro, o que achei, à femea para minha primeira gaiola que pendurei anexada à grande uma vez que foi ele quem se interessou mais em juntar-se à novidade da casa. O outro agora também quer ir para a gaiola pequena, tarde demais, vai ter que esperar pela companhia que ficará com ele na gaiola grande.
Não tenho tempo para os apaparicar à mão mas tenho intenção de construir uma gaiola grande no quintal onde tenho espaço.
1- Estou a fazer bem assim juntando-os progressivamente?
2- Os casais podem estar juntos no mesmo espaço?
3- Os casais são fieis, de forma a preservar as familias brancas, por exemplo? (aquelas que espero ir ter consigo para as ter, e outras)
4- Vitaminá-los parece que abunda por ai informação, e parasitas.... deverei ter alguns procedimentos?
5- Há problemas de consanguinidade no caso de eles ficarem por lá "a monte"?
6- Deverei anilhar para distinguir as descendencias?
7- Como gosto de árvores e plantas há alguma que possa colocar dentro da gaiola e que eles não destruam?
8- A gaiola que pretendo construir posso envernizar ou pintar as madeiras e isso não será venenoso?
9- Numa loja disseram-se que eles gostam de folhas de palmeira para fazer o n ninho, está correto?
10- Se colocar uma palmeira lá dentro vou ficar sem a planta :D ?
11- Quanto tempo deverei ter estes casais separados para os juntar de novo na gaiola maior?
Mais uma vez parabéns pela sua excelente contribuição para a melhoria dos conhecimentos deste(s) aventureiro(s). BOM ANO 2014
Abraço
Olá Samuel,
ResponderEliminarestou a ver que tem muitas duvidas em relação a estas aves, o melhor é e uma vez que tem a intenção de me fazer uma visita, passe por cá que eu esclareço-o no que poder.
Cumprimentos
Boa Noite, antes de mais vou lhe dar os parabens pelo seu blog.
ResponderEliminarGostaria que me ajuda se.... E o seguinte, tenho uma caturra com cerca de 6 ou 7 anos um macho, agora comprei uma femea, e eu tenho as num viveiro grande ou tambem tenho dois casais de mandarins.... Mas as caturras nao parecem dar se la muito bem.... Pode me ajudar o que deva faser ao certo? Acha que elas poderão criar?
Boa noite,
ResponderEliminarTenho uma questão que me anda a preocupar. As caturras devem ter na sua dieta para além das sementes verdura e frutas. Mas a questão é que sempre que dou fruta á minha caturra ela não como apenas lhe toca com a língua e começa a bufar e acontece o mesmo com a verdura. O que posso fazer para que ela coma a fruta e tenha uma alimentação mais equilibrada. existe alguma estratégia que leve a caturra a comer a fruta. Atenção que eu não deixo a fruta na gaiola o dia todo para não se estragar apenas a deixo lá por uns minutos.
Cumprimentos,
Sabrina Santos
Tenho um problema comprei uma caturra á uns meses e o antigo dono disse para eu lhe dar fruta regularmente assim como legumes mas quando dou a fruta á caturra ela apenas toca-lhe com a língua e sai da beira do pedaço de fruta a "bufar" o que faço pensei em fazer uma papa de fruta e juntar um bocado de mel para ver se era mais atractivo para ela mas não sei se o mel lhe fará mal ou se a fruta triturada também fará mal. Se o mel não fizer mal posso fazer o mesmo tipo de papa com legumes? Por favor ajudem-me estou a ficar preocupada. Se tiver outras sugestões eu agradeço porque definitivamente não percebo nada do assunto.
ResponderEliminarTenho um problema comprei uma caturra á uns meses e o antigo dono disse para eu lhe dar fruta regularmente assim como legumes mas quando dou a fruta á caturra ela apenas toca-lhe com a língua e sai da beira do pedaço de fruta a "bufar" o que faço pensei em fazer uma papa de fruta (relar a fruta) e juntar um bocado de mel ou canela para ver se era mais atractivo para ela mas não sei se o mel ou a canela lhe fará mal ou se a fruta triturada também fará mal. Se o mel ou a canela não fizerem mal posso fazer o mesmo tipo de papa com legumes? Por favor ajudem-me estou a ficar preocupada. Se tiverem outras sugestões eu agradeço porque definitivamente não percebo nada do assunto.
ResponderEliminarTenho um problema comprei uma caturra á uns meses e o antigo dono disse para eu lhe dar fruta regularmente assim como legumes mas quando dou a fruta á caturra ela apenas toca-lhe com a língua e sai da beira do pedaço de fruta a "bufar" o que faço pensei em fazer uma papa de fruta (relar a fruta) e juntar um bocado de mel ou canela para ver se era mais atractivo para ela mas não sei se o mel ou a canela lhe fará mal ou se a fruta triturada também fará mal. Se o mel ou a canela não fizerem mal posso fazer o mesmo tipo de papa com legumes? Por favor ajudem-me estou a ficar preocupada. Se tiverem outras sugestões eu agradeço porque definitivamente não percebo nada do assunto.
ResponderEliminarBoas gostava adquirir um macho albino ou lutino, mas que fosse novinho para o educar eu sei que é complicado saber o sexo cedo mas o que tem disponível?
ResponderEliminarCumprimentos David
Ola boa tarde queria um macho lutino ou albino macho, eu sei que é complicado saber o sexo cedo mas queria novinho para o educar tem algo disponível dentro do que queria? E se tiver qual o preço.
ResponderEliminarCumprimento David
Olá Sr. Francisco,
ResponderEliminarQuero comprar uma caturra bébé e cria-la à mão, deverei adquirir-la com algumas penas já? E depois em casa terei de criar um ninho para a manter quente e alimentá-la 4 vezes ao dia, tipo de manhã, meio dia, por volta das 18h e ao deitar? Ao ficar sozinha, não irá gelar? :/
Ora boas,
ResponderEliminarPode juntar tudo na mesma gaiola mas depois convém ir retirando as crias para evitar problemas de consanguinidade.
Não coloque árvores dentro da gaiola porque irá ficar sem elas.
As folhas de palmeira são ideais para agapornis e não para as caturras, para estas coloque no ninho turfa ou fitas de madeira.
Cumprimentos
Basta desparasitar as aves uma vez por ano
Bom dia Sr. Nuno recebi ontem um caturra e é a primeira vez que temos uma, ela tem 2 meses segundo o criador e é muito meiguinha e embora eu saiba k ela ainda ta mt assustada ela n comeu nem do comedouro nem do chão onde eu pus um bocadinho de comida, só come um bocadinho e é na mão será por estar assustada ou não é normal??? se me puder resp agradecia-lhe e ja agora a minha n tem anilha isso é mau?
ResponderEliminarOra boas Mónica, a ave possivelmente está estranha com a sua nova casa. Quanto á anilha só é importante para saber a sua idade.
EliminarCumprimentos
ola boa tarde, tenho um casal de caturras no ninho com dois filhotes ja grandes com um mes e meio + - ja teem cauda e tudo, mas nao saem do ninho, o ninho é igual ao que apresenta ai.
ResponderEliminarSerá que corro o risco de os pais deixarem de lhe dar de comer e estes morrerem?
Estou um pouco preocupado, agradecia sua resposta, obrigado,
M. Ferreira
Ora boas Manuel, é por volta dessa idade que saem do ninho mas vá vigiando se estão a ser bem alimentadas
ResponderEliminarboas Sr nuno , parabens pelo blog esta muito bom e informativo, estou interessado em adeque rir uma caturra bebe e cria-la a mão mas tenho algumas duvidas , qual é a idade indicada para a separar dos pais e mante-la sozinha num ninho ?
ResponderEliminarOra boas Ricardo, normalmente por volta do 20º dia é a altura mais indicada.
EliminarCumprimentos
e já agora sr Nuno com 20 dias quantas vezes tem que ser alimentada por dia ?
ResponderEliminarOra boas Ricardo, pode dar-lhe 4 vezes com tendência a reduzir para apenas 3 vezes.
EliminarCumprimentos
Gostaria de saber qual macho se um perola ou um amarelo eu poderia juntar com uma albina femea ? não tenho faces brancas pelo que tenho duvidas
ResponderEliminarOra boas Francisco, não tendo de face branca então junte o amarelo.
EliminarCumprimentos
olá boa noite Shr Nuno.
ResponderEliminarTenho um casal de caturras Femea Perola Branca e macho alequerim
é um cruzamento aconselhavel? que vai resultar deste cruzamento?
Abraços
Ricardo
Ora boas Ricardo, pode juntar que não tem problema, nesta junção o que irá sair depende muito do que são portadoras essas aves mas não irá fugir muito dessas cores.
EliminarCumprimentos
parabéns sr. francisco tem um exelente blog bem haja fiquei muito intresado com as suas respostas e uma grande ajuda para quem precisa de uma ajuda fiavel mais uma vez bem haja tenha uma boa tarde
ResponderEliminarBoas. Sr Nuno, por acaso tera caturras disponiveis para vender? Gostaria de adquirir para domesticar. Obrigsdo
ResponderEliminarOlá Miguel,
Eliminarde momento tenho várias.
Cumprimentos
boas tenho um casal de caturras que estao situadas numa gaiola de madeira grande, pos o ninho na gaiola e eles nao fizerem criaçao entao tirei o ninho que devo fazer para eles criarem?
ResponderEliminarOra boas,
Eliminardeixe estar o ninho e experimente dar-lhes um estimulante reprodutor que existe em qualquer loja de animais.
Cumprimentos
ola nuno pelo que vi vc é muito bom com calopsitas (caturras se prefirir),quero comprar um casal sou de minas gv e gostaria de esclarecimento de :
ResponderEliminar1-200 reais esta caro pra um casal de calopsita lutinaxcanela?
2-que cores de filhotes ira nascer?
Ora boas amigo você reside no Brasil e eu em Portugal, portanto não conheço os valores por ai.
EliminarCumprimentos
completando a pergunta de cima
ResponderEliminar3- um viveirinho de por periquitos e outros do tamanho aqueles de ferro tem como colocar 1 casal de caturra para reproduçao?
4-tenho 10 periquitos australianos tem como saber se é macho ou femea quando filhote (pouco mais de 1 mes de vida) ?
Ora boas, uma gaiola minima aconcelhável para a reprodução de caturras será de 100x50x50cm (cump x largura x altura).
EliminarNo caso dos periquitos com um mês para saber o sexo só sexando.
Cumprimentos
muito obrigado pelas respostas
ResponderEliminarBoa tarde,
ResponderEliminarTenho um casal de caturras, em que o macho tem galado a fêmea mas não como deve de ser, ou seja ele coloca-se em cima dela e gala só que não onde deve, umas vezes esta de lado em cima da asa, outras vezes até está quase em cima da cabeça, A fêmea põe ovos mas como é óbvio não têm nada. Este macho algum dia vai aprender ou é melhor trocar o macho? É que o macho já tem 3 anos.
acho que é melhor trocar n tenho calopsitas mas ja li muitos artigos sobre elas e pelo que tenho visto é melhor trocar antes de vc falar que ela tem 3 anos ia falar que era uma calopsita inexperiente mas dps vi que ja tem 3 entao acho melhor trocar!!!tenho so 10 anos mas sou um criador experiente ja tenho 10 periquitos 2 casais ja acasalados e outro casal so namorando e 3 filhotes(irmaos que veio do casal amarelo)e 1 casal que esta com 2 ovos e uma belguinha!!!!!:-) :-) :-).
Eliminarespero ter ajudado
Olá Isabel, experimente trocar esse macho porque com 3 anos já havia de saber o que devia de fazer e como o fazer.
EliminarCumprimentos
Desculpa...eu sou a São Violante, a mamã do Angel comilão :P
ResponderEliminarParece que a minha publicação não foi inserida :/ que coisa!!! Sou São Violante, e tenho o pequeno Angel aos meus cuidados, ele tem hoje 27 dias, foi rejeitado pelos pais. Já criei à mão o Ricky, e não tenho problemas em faze-lo e não tenho muitas duvidas, no entanto...este pequeno Angel, mostra-se ser um grande comilão!!!! E a minha duvida é esta..até onde posso ir com a papinha dele...parece que nunca esta satisfeito!! Fica com o papo maior do mundo parece que vai rebentar...lol e mesmo assim faz aquele piar quando tem a serinha no bico...lol...Estou a dar-lhe 11 a 15 ml certo? é isso ne? lol Podes me ajudar neste sentido? Quando lhe dou só 10 ml...ja parece ele que vai rebentar!!! :/
ResponderEliminarOlá Violante, não convém dar muito em excesso, tente dar mais vezes ao dia e em menores quantidades se tiver hipótese.
EliminarCumprimentos
Olá Nuno :) Este fofinho ja fez ontem um mes...ja controlo bem a fome dele :) agora de facto...ainda não sei bem como lidar com este frio ..continuo a colocar o Angel dentro de uma caixa com lascas de madeira no fundo mas tapadinho com pano polar e saco de agua quente ao lado...começa a ganhar uma pequenas penas...e nao sei quanto o psoicologico dele gosta de estar tapado...mas logo que o tapo com calorzinho ele cala-se e dorme...ehehhehe...tenho a gaiola perto mas ele ainda é tão debil...
ResponderEliminarOlá Violante, sempre que lhe for possível coloque a ave fora da caixa, de preferência com o vosso contato para que possa interagir mais convosco.
ResponderEliminarCumprimentos
Boas tenho 5casais de caturras estao a criar a sorte queria formar os casais e separar indevidual sera que continuam a criar ou tem que ser os casais do ano passado
ResponderEliminarOra boas, as caturras criam na mesma, podem é demorar mais tempo até que se adaptem ao novo parceiro e novo local.
EliminarCumprimentos
Boa noite,
ResponderEliminarHá 2 meses comprei uma caturra macho que na loja me disseram já estar pronta a criar. Já vi o macho uma vez a galar a fêmea há mais ou menos 15 dias. Mas na última semana anda muito mole. Está sempre no fundo do viveiro e para ir para o poleiro trepa a rede, parece que nem consegue esvoaçar. Também noto no chão muitas penas pequenas, é normal estar a mudar a pena nesta altura? Tentei ler a anilha mas não tem nada gravado.
Ora boas Nando, lá por estar a mudar a pena não é justificação para não voar, possivelmente a sua ave tem algum problema que poderá ser grave.
EliminarCumprimentos
Boas nuno fiz15 gaiolas 100*50*50 para ciaçao de caturras a questao e se no fim das criaçoes devo polas em viveiro ou posso mantelas sempre nessas gaiolas.cumprimentos.........JVilela
ResponderEliminarOra boas JVilela, as minhas caturras reprodutoras estão sempre em gaiolas nessas dimensões, só as crias é que são transferidas para umas maiores.
EliminarCumprimentos
boa tarde
ResponderEliminarcomo posso saber se a minha caturra albina é macho ou femea? so mesmo pelo teste de adn?
obrigada
Ora boas, uma caturra Albina só quando é adulta é que um criador experiente consegue ver pequenos detalhes que as distinguem mas mesmo assim não é muito fiável e então normalmente optamos pela sexagem.
EliminarCumprimentos
boas Nuno
ResponderEliminarestou com problema com o casal de caturras tiveram 4 ovos nao ferteis
o caso e o seguinte e a primeira vez na minha gaiolha e entao o macho galou-a varias vezes no poleiro e no acto de chocar os ovos so via la o macho a femea andava sempre ca fora a noite nao sei julgo que ela so entrava de noite sera normal ? é que nao tirou cumprimentos
Ora boas António, é normal em grande parte dos casais o macho passar grande parte do dia no ninho.
EliminarCumprimentos
ok
ResponderEliminarcumprimentos
Boas.
ResponderEliminarPretendo comprar um casal de Caturras para criação.Gostaria que alguém me desse algumas dicas:O que comprar ; Onde comprar e que valor será o mais justo pagar.
Obrigados
Olá Abilio, para comprar caturras é sempre preferível dirigir-se a um criador porque é de certeza quem mais o pode ajudar e onde compra aves de confiança além de serem mais baratas. Existem várias mutações que vão a vários preços, claro que depende agora da sua disponibilidade.
EliminarCumprimentos
Boa noite Nuno,parabéns pelo seu blog e por ajudar-nos com sua experiência.Ganhei uma caturra que pelo que vi no google é macho,então comprei uma fêmea.Tenho dúvidas quanto ao casal,mas tenho o suposto casal num viveiro com outras aves.Gostaria de saber se elas se reproduzem assim ou se é preciso separá-las.Elas estão sempre juntas o ano todo,seria preciso separar o casal durante um tempo ou não?Tenho tb um ninho que coloquei no viveiro,mas noto que elas nunca entraram lá.Pode me auxiliar como fazer para reproduzi-las?Obrigado.
ResponderEliminarOlá Binha, estas aves normalmente reproduzem-se facilmente individualmente mas junto com outras aves de pequeno porte também se reproduzem desde que não estejam com muitas aves. Se as suas aves já têm mais de um ano então possivelmente não são casal.
EliminarCumprimentos
Boas tardes! Tenho 4 caturras lutinas mas nao sei destinguir o machos das femeas.podera ajudar.me. obrigado ass:Nuno
ResponderEliminarOlá Nuno, se reparar bem por debaixo da asa os machos têm uma cor praticamente branca, enquanto as fêmeas têm a cor mais amarelada.
EliminarCumprimentos
Boa Noite Sr. Nuno ! Tenho um casal de caturras e elas começaram a acasalar à uns dias atras o que devo colocar no ninho para a fêmea poder eclodir os ovos?
ResponderEliminarOlá Sónia, coloque só no ninho fitas de madeira ou turfa das plantas e espere pela postura.
EliminarCumprimentos
Caro Sr. Nuno Francisco
ResponderEliminarEstou com algumas dúvidas e gostaria que me ajudasse. Estou interessada em adquirir uma caturra bebe por isso comprei papa nutribird A 21 para criar uma caturra á mão com cerca de 20 dias. Para grande espanto meu a lata não refere o modo de uso nem a tabela idade/dose. Fui ver á internet. De facto existe lá a informação, mas a tabela refere-se em dias, começando no 2ºdia e acabando no 5º, referindo-se a este como o desmame. Não entendo??? Não é com cerca de 10 semanas que o filhote deve estar “desmamado”? Assim sendo não tenho uma referência segura.
Sei que com 3 semanas o filhote deve comer – às 7h00,11h00,15h00,19h00,23h00(exemplo)
Mas quanto á formula(A21/ gr + agua /ml)tenho duvidas. Também á quantidade a dar á cria supondo que tem 20 dias.
Com os melhores cumprimentos
Olá Ana, é fácil a preparação dessa papa, basta colocar cerca de uma colher de café e diluir bem para quando utilizar a seringa, consiga facilmente chupar o preparado. Para uma ave até 20 dias tente lhe dar comida as 5 vezes ao dia mas por cada semana aumente o tempo de intervalo entre as tomas até reduzir uma por semana sucessivamente. Quanto á quantidade eu não tenho uma medida especifica, vejo quando a ave tem o papinho cheio que se vê bem e não dou mais.
ResponderEliminarCumprimentos
Antes de mais muito obrigado pela sua atençao. Fiz como me disse. No entanto as minhas caturras têm 25 dias. Sendo que as tenho comigo á 4 dias. No primeiro dia comeram +/-, nos dias seguintes menos mal, sendo que ontem nas duas ultimas refeiçoes comeram muito bem. Hoje de manha nao comeram quase nada. Fiquei espectante que na segunda refeiçao comecem melhor.....mas tb nao comeram muito. Devo ficar preocupada? Se continuarem assim que devo fazer? Elas nao devem ter comido mais de 3 ml no total das 2 refeiçoes.:(
EliminarCom os melhores cumprimentos
Ana Ortet
Boa tarde,
ResponderEliminartenho um casal de caturras, que comprei novinhas, esperei que ate começarem a criação,
o que acontece e que põem os ovos e galados, mas as crias nunca nascem, tenho reparado que a maior parte das vezes as crias estao mesmo prontas a nascer mas nao rompem o ovo,
espero sempre mais tempo que o normal, ja deixei chegar as 30dias apos a postura do 5 ovo.
mas nada
tem alguma opniao sobre isto em que me possa ajudar.
obrigado
Ora boas, muito possivelmente é falta de humídade no ninho para que os ovos possam germinar em condições.
EliminarCumprimentos
Boa tarde. Sr.Nuno
EliminarEu já tenho uma banheira no fundo da gaiola, há mais alguma coisa que possa fazer?.
Obrigado
Ora boas, se possível coloque material umedecido no ninho para que retenha mais a umidade.
EliminarDesde já agradeço a sua disponibilidade, elas estão com ovos novamente, começaram a por no fim de semana passado, por isso mais tardar no fim deste mês já volto a dar notícias, e obrigado
EliminarDesde já agradeço a sua disponibilidade, elas estão com ovos novamente, começaram a por no fim de semana passado, por isso mais tardar no fim deste mês já volto a dar notícias, e obrigado
EliminarTipo fitas de madeira húmidas?elas estão com ovos novamente vamos ver se é desta, obrigado
EliminarSim é isso, se o tempo estiver seco convém húmedecer bem as fitas de madeira e pode envolvê-las também com turfa das plantas.
EliminarBoa tarde
EliminarNuno
Dos 6 ovos nasceram 2caturras, já é uma vitória para mim, os outros ovos não geraram nada além de não ser normal, desde já agradeço por esta vitória, mas o que acontece é que morreram logo acho que nem dois dias resistiram, mas deve ser por inexperiência dos pais.
Mas a minha pergunta é como já é a 3 vezes que põem ovos, devo tirar o ninho ou deixá-los tentar de novo?
Desde já muito obrigado
Olá Erico,
Eliminaras minhas caturras só têm uma pausa pequena de cerca de 2 meses na altura do verão que é quando têm mais desgaste devido às elevadas temperaturas mas no inicio de Setembro coloco o ninho novamente isto nas que tiveram posturas regulares seguidas.
Cumprimentos
Caro Sr.Nuno Francisco
ResponderEliminarAs minhas caturras continuam a nao comer muito bem nas primeiras duas refeiçoes do dia, mas nas restantes tem corrido bem melhor. No entanto estou um pouco intrigada....... elas supostamente fizeram hoje 4 semanas, mas á tres dias a tras começaram a voar, isso è normal? Estou a tentar dar lhes papa e elas voam para fora da caixa.ja coloquei sementes e elas começaram logo a petiscar,embora seja obvio que ainda n as descascam bem. Uma esta a pesar 79 g e a outra 84g. A minha duvida é se de facto estas aves tem 4 semanas ou mais.Que lhe parece? Aguardo atentamente a sua resposta.
Com os melhores cumprimentos
Ana Ortet
Olá Ana, é por volta dessa idade que elas começam a dar os primeiros voos, portanto devem mesmo de ter essa idade.
EliminarCumprimentos
Boa noite caro Sr. Nuno Francisco.
ResponderEliminarMuito obrigado pela ajuda que me tem dado.
Desta vez gostaria de saber se as minhas caturras ja podera começar a comer frescos. Elas fazem 6 semanas daqui a 2 dias.....passando entao a comer papa 2 vezes por dia. Assim pensei que lhes podesse dar por ex. um pouco de maça e cenoura no meio das duas tomas. Que lhe parece? Muito cedo?
Com os melhores cumprimentos
Ana Ortet
Olá Ana, pode experimentar a dar aos poucos e logo vê a reação das suas caturras.
EliminarCumprimentos
Muito boa noite caro sr.Nuno Francisco! Mais uma vez voltei ao seu blog em busca de uma resposta fiavel para o bem estar das minha caturras. : ) Neste momento elas estao com quase 8 semanas. Iram passar a comer papa apenas uma vez por dia ate a 10 semana.( desmame) Têm comido alguns legumes, embora não muito. Gostaria de saber para alem das sementes proprias para caturras,os legumes, e a fruta que papa de ovo me recomenda, e que suplementos vitaminicos. Tenho pesquisado bastante mas torna se um pouco confuso. Se me podesse ajudar, ficaria lhe muito grata!
ResponderEliminarCom os melhores cumprimentos
Ana Ortet
Olá Ana,
Eliminarquanto à papa de ovo existe no mercado várias de boa qualidade, é só ver consoante o que pode gastar. Quanto aos suplementos, as minhas aves só tomam um desparasitante interno uma vez por ano e é o suficiente desde que se tenha cuidados de higiéne na gaiola e comedouros e claro alimentação de alguma qualidade.
Cumprimentos
Tenho um casal de caturras albinas numa gaiola grande com ninho.
ResponderEliminarE tenho um macho sozinho noutra gaiola
Pergunto: Posso colocar os 3 juntos? Não irão andar á bulha e magoarem-se?
Obrigada
Carocha
Senhor Nuno sou uma pessoa que segue a ajuda que da a pessoas como eu .e vou pedir por favor ajude~-me meu irmão deu-me 1 casal de caturras ele mais velho que ela .são sinzentas ja tiveram 3 vezes no choco ,,,14 ovos todos tinham crias mas não saem que posso fazer me ajude por favor ..desde ja obrigado pelo tempo despendido....
ResponderEliminarOlá Bia, nesses casos grande parte das vezes é falta de humidade no ninho, para resolver este factor convém que o material que coloca no ninho esteja humedecido ou então terá que burrifar ligeiramente o ninho.
EliminarCumprimentos
Bom dia, Tenho um casal de caturras, o macho andou em cima da fêmea a galar e agora ela pôs 3 ovos (1 deles estava descalcificado/gelatinoso) deitei-o fora. Ficou com os outros 2 no ninho por + de 21 dias e não nasceu nada. O que pode ter acontecido?
ResponderEliminarAgora tirei-lhes o ninho (ontem dia 16/06). Quando é que posso tornar a colocar o ninho para poderem pôr uma nova postura com ovos galados? Agradecia um esclarecimento, Obrigado.
Ora boas, pode deixar ficar sempre o ninho que não tem problema.
EliminarCumprimentos
Obrigado nuno ja fiz agora vou esperar o resultadopor encquanto ainda não tem ovos leva o dia no ninho mas não tem nada E mais uma vez parabems pela passiençia com quem pouco sabe ou nada como eu obrigada
ResponderEliminarBom dia, que alimento é que utiliza dentro da seringa para alimentar as caturras criadas a mão?
ResponderEliminarOlá Paulo, existe em qualquer loja de animais vários tipos de papas para aves bebes é só procurar uma e seguir as indicações do folheto.
EliminarCumprimentos
Boa tarde, tem alguma caturra macho domesticada para venda?
ResponderEliminarOlá Ricardo, de momento não tenho.
EliminarCumprimentos
bom dia gostava de saber que alimento alem da papa e sementes posso dar a um casal que neste momento têm ovos no ninho..
ResponderEliminarcomprei um casal de Caturras com cerca de 1 ano num aviario devo desparasitar e com que produto
ResponderEliminarOlá Carlos, sempre que adquire uma ave convém fazer a sua desparasitação, para isso existe em qualquer loja da especialidade vários produtos de várias marcas e é só escolher um mediante o que pretende.
EliminarCumprimentos
Bom dia sr Nuno
ResponderEliminarTenho um casal de caturras de face branca com cerca de 14 meses,já vi o macho a galar a femea. A femea está á cerca de 3 semanas no ninho e ainda não tm ovos o que devo fazer?
Desde já o meus obrigado.
Olá José, pouco mais tem a fazer se não esperar mas pode dar um extimulante á reprodução que se encontra á disposição em qualquer loja de produtos para animais.
EliminarCumprimentos, Nuno Francisco
Boa noite Sr Nuno ! Tenho uma questão já que sou um iniciante nestas coisas !
ResponderEliminarA minha caturra já colocou cerca de 6 ovos e durante o dia tanto a femea como o macho ( mais o macho ) , estão dentro do ninho a chocar mas de noite nenhuma dorme lá dentro ..
É um acto natural ou nem por isso ? Obrigado .
Olá Diogo, depois de iniciar o choco se as caturras não estiverem no ninho é mau sinal porque assim os ovos arrefecem e o embrião do ovo acaba por morrer.
EliminarCumprimentos
Boa tarde
ResponderEliminarSerá que me pode dizer em que altura é que as cátedras fazem a muda da pena?
E devo tirar o ninho nessa altura?
Obrigado
Erico gomes
Olá Erico, as caturras fazem a muda na altura do verão e nessa altura pode lhes retirar o ninho se pretender.
EliminarCumprimentos
Boa noite Nuno posso deixar ao ninhos nas caturras o ano todo ou devo tirar,elas so começam a criar novamente em março suponho que seja assim
ResponderEliminarOlá Vilela, as caturras criam durante praticamente todo o ano fazendo apenas uma pausa na época do verão que é quando estão na muda.
ResponderEliminarBom dia Nuno uma pergunta numa gaiola 50x50x100 quantas caturras se pode meter ? Obrigado pela sua resposta
ResponderEliminarOlá Alexandre, numa gaiola dessas dimensões coloque um casal no máximo.
EliminarCumprimentos
Tenho um macho face branca uma femea face branca um macho lutino e uma femea lutino pérola que casais fazer
ResponderEliminarOlá João, olhando para as aves que tem disponíveis vê-se logo qual a juncos ideal. Junte os 2 de face branca e os outros lutinos formam o outro casal.
EliminarCumprimentos
Muito boa tarde Nuno Francisco gostaria de saber se é normal uma caturra fêmea andar as bicadas ao macho não o deixando chegar ope dela
ResponderEliminarOlá, não é muito normal mas por vezes existem casos assim. Insista mais algum tempo e veja a reacção da fêmea, pode também colocá-los em gaiolas separadas durante algum tempo mas de maneira que se vejam.
EliminarCumprimentos
Olá sr Nuno Boa noite.
ResponderEliminarTenho uma caturra com quase 3 meses super meiguinha. Eventualmente gostava de adquirir um macho para ela poder ter companhia e eventualmente acasalar. Ainda é cedo? Quanto tempo devo esperar?
Aproveito para perguntar se tem machos para venda.. A minha Maria Inês é cinza com bochechas laranja bem clarinhas. Obrigada
Olá Susana, ainda é demasiado cedo para pensar no acasalamento da sua Caturra, só por volta do primeiro ano de idade é que cria mas até lá não perde nada em juntar um macho. De momento tenho alguns disponíveis igualmente jovens.
EliminarCumprimentos
boas tenho um casal de caturras de face branca e elas posseram 6 ovos chocaram e nasceram 3
ResponderEliminarelas têm 6 dias e os pais ja lhes penicaram no pescoço
isso é normal?O que devo fazer?
obrigada
Boas Bruno, isso não é normal bicarem as crias. Se voltar a acontecer será melhor retirar as crias de preferencia para uma maternidade se tiver ou um local quente e dar-lhes comer manualmente.
EliminarCumprimentos
Boa tarde.
ResponderEliminarTenho dois casais de caturras, cada um em sua gaiola e não se vêm um ao outro. Foram comprados em Fevereiro de 2017 e na altura via-se que ainda eram novinhos. As gaiolas foram feitas à medida para elas, bem como o ninho. No entanto, um dos casais nem sequer mete ovos,e o outro casal é a 3ª vez que mete ovos no chão e não estão galados. Podem ajudar sfv?
Inês Pires
Boas,
Eliminarcaso tenha hipótese envie foto desse tal casal que não coloca ovos.
Cumprimentos
Boa noite.
ResponderEliminarTenho 3 caturras numa gaiola, duas amarelas e uma cinza.
As amarelas já estão juntas há anos e nunca colocaram ovos, o que poderá significar serem 2 macho. A cinza foi junta às amarelas há cerca de 1 ano, em continuam a não haver ovos. A cinza tem as manchas na parte lateral da cabeça mais pequenas do que as brancas, poderá significar que é uma fêmea?
Obrigado.
Boas, por vezes as manchas menores não significam que sejam fêmeas- se forem mesmo brancas não têm manchas nas bochechas. possivelmente são amarelas ou lutinas.
EliminarCumprimentos
Olá boa tarde, tem por acaso alguma Caturra arlequim macho cinza para vender?
ResponderEliminarCumps
boa tarde,
Eliminartenho de momento várias mas ainda jovens e como tal não se distinguem bem.
Cumprimentos
Ofereceram-me uma caturra macho. Agora procuro uma caturra fêmea, mas queria daquelas (amarela ou outra cor), que tenha a mancha redonda na cara. Tem possibilidades de me ajudar a encontrá-la? Muito obrigado. Armando Correia.
ResponderEliminarboa tarde,
Eliminartenho de momento várias disponíveis do que procura.
Cumprimentos
Caro Senhor Nuno Francisco, muito obrigado pela sua comunicação. Já tenho o problema resolvido, por agora. Guardarei o seu site, que leio regularmente, para qualquer outro problema. Mais uma vez, muito obrigado. Um abraço, Armando Rebordão Correia
ResponderEliminarBoa sorte amigo
EliminarMts parabens pelo blog Nuno.
ResponderEliminarTenho uma Lutina/perola ando a procurar um macho o que recomenda para ter o mais variado possivel de filhotes?
Obrigado
Olá amigos, gostaria dentro do possível que me dessem um conselho ou opinião. Tenho uma caturra que ainda estou a dar papa. Não sei se é pelo fato de ainda ser novinha por baixo do pescocinho de ambos os lados tem tipo dois lóbulos duros. Ao princípio ainda pensei q fossem penas sujas coladas umas nas outras. Contudo reparei q é mt duro e está mesmo agarrado à pelezinha. Parece tipo o que os galos e galinhas têm por baixo do pescoço. Será normal como é nova, e daí cresce a penugem? Mt grato pela atenção.
ResponderEliminarGostava de adquirir algumas caturras.
ResponderEliminarTem disponíveis?
Bom dia,
ResponderEliminarPodia-me dizer em que altura do ano, aproximadamente, as caturras criam?
Moro no Porto e estou a ponderar adquir caturras. Qual o preço sff? Faz entrega? Obrigada
ResponderEliminarMoro no Porto e estou a ponderar adquir caturras. Qual o preço sff? Faz entrega? Obrigada
ResponderEliminarMoro no Porto e estou a ponderar adquir caturras. Qual o preço sff? Faz entrega? Obrigada
ResponderEliminar